Abaixo-assinado para a criação da Unidade de Conservação de Bertioga

Mostre seu apoio! Participando deste abaixo-assinado, você diz claramente que é favorável à criação de uma unidade de conservação em Bertioga (SP), uma das áreas mais ameaçadas de Mata Atlântica no litoral paulista e que deve ser protegida.

No Ano Internacional da Biodiversidade, dê força a esta iniciativa que protegerá um ecossistema valioso e raro. Clique aqui para ler o texto que acompanhará o abaixo-assinado

Governador do Estado de São Paulo
Sr. Dr. José Serra

C/C
Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Sr. Dr. Xico Graziano

Exmo. Sr. Governador,

Nós, abaixo-assinados, manifestamos nosso apoio à criação de unidade de conservação na Mata Atlântica, conforme vem sendo estudada pela Fundação Florestal para a área de 8.025 hectares, em Bertioga (SP). Tendo em vista a fragilidade desse ambiente, a incontestável importância biológica, paisagística e cultural e o crescimento da ocupação urbana, além da necessidade de complementar a representatividade no sistema estadual de unidades de conservação, é fundamental criar essa área protegida no Ano Internacional da Biodiversidade. Dessa forma, será possível conservar a restinga e outros ecossistemas essenciais como os mangues, presentes nesta região, além de contribuir efetivamente para que o Brasil cumpra a meta, firmada na Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas, de proteção de 10% da área original do bioma Mata Atlântica.

Estudos realizados pelo WWF-Brasil demonstram que a proteção do local colocará a salvo espécies raras e ameaçadas de extinção, praias e rios. São conhecidas até agora 1.000 espécies de plantas, 44 com risco de serem extintas. Vivem lá pelo menos 14 espécies de anfíbios e répteis, sete espécies de aves e 14 espécies de grandes mamíferos, também ameaçadas de extinção.

Por fim, ressaltamos que temos somente 7,9% da cobertura original da Mata Atlântica em nosso país ainda mantida e, dentre os poucos remanescentes, a restinga está entre os ecossistemas mais ameaçados desse bioma.

Esperamos a concretização desta iniciativa como uma forma de garantir para esta e as futuras gerações mais qualidade de vida e acesso a áreas naturais conservadas.

Duna em Bertioga, São Paulo, Brasil

Duna em Bertioga, São Paulo, Brasil
© WWF-Brazil / Instituto Ekos Brasil
/ R.A.F. Lima